Principais causas de escurecimento do Anilox e como preveni-las

Um risco em um cilindro anilox é um sulco ao longo da superfície gravada. O risco mostra uma linha visível no produto impresso ou revestido e é irreversível. Quando a superfície é riscada, o cilindro deve ser recondicionado ou substituído. Por essas razões, é crucial aprender a evitar riscos sempre que possível. Abaixo, você encontrará uma explicação sobre riscos, seus diferentes tipos e como evitar que eles ocorram, e sobre como manter a qualidade de impressão a mais alta e consistente possível.

3 tipos de riscos:

  • Cosmético ou preliminar
  • Ligeiramente polido
  • Grave ou profundamente arranhado

 

O que causa riscos?

 

Impressão excessiva

Impressão excessiva pode causar desgaste prematuro ao cilindro e à doctor blade. Fragmentos de pontas de lâminas longas podem facilmente causar riscos: eles são formados quando a lâmina se dobra, causando desgaste na lateral, e não na ponta. À medida que a lateral da lâmina se desgasta, a ponta se quebra na forma de um longo fragmento de metal. Fragmentos normais do desgaste da lâmina por “impressão suave” não danificarão um cilindro.

 

Configurações e material da ponta da doctor blade

Você está usando a mesma lâmina para tintas brancas ou metálicas que você usa para tintas convencionais? O uso da ponta de lâmina e do material incorretos para o tipo de tinta pode ter resultados desastrosos, e lâminas endurecidas aumentam significativamente a chance de riscos. O mesmo pode ser dito sobre a substituição da lâmina em cada troca de anilox. Uma lâmina “assenta” em um LPI específico e não deve ser usada novamente. A lâmina se ajusta ao anilox, se tornando uma serra “Micro”. Por fim, tente redefinir a câmara da doctor blade após a instalação de novas lâminas. Uma lâmina gasta é mais curta que uma lâmina nova e, se a câmara não for redefinida, haverá pressão excessiva.

Experimente usar uma lâmina antirriscos revestida de níquel. O níquel é mais macio que o aço e a cerâmica, e muitos conversores são bem-sucedidos nesse uso, pois ela é menos agressiva e pode sanar potenciais dúvidas no processo de medição. Ela também vai durar mais em função do revestimento; a limpeza será melhor porque a lâmina é mais forte; a resistência à corrosão será melhor porque a lâmina tem um revestimento protetor. E lembre-se: sempre use lâminas de qualidade superior. Uma lâmina barata e de baixa qualidade pode quebrar rapidamente.

Dicas úteis:

  1. As lâminas revestidas são menos agressivas que as lâminas não revestidas.
  2. As doctor blades nunca devem ultrapassar as extremidades das vedações, mas devem estar niveladas com os chanfros na vedação da extremidade.
  3. Uma lâmina revestida será menos “agressiva” que uma doctor blade e compensará o erro
  4. Lâminas trepidantes vibram, e essa ação pode ser como uma britadeira para a cerâmica e quebrar as paredes da célula
  5. Se forem muito suaves, vedações de extremidade incorretas causarão vazamento, e o operador poderá ajustar a configuração para compensar, colocando mais pressão sobre o anilox e tensão nas lâminas. Não configure a câmara para parar de vazar.
  6. A colocação correta das vedações de extremidade, permitindo até mesmo o contato com o anilox e a transferência consistente da película de tinta para o clichê
  7. As máscaras internas (shims) se rompem ou podem ficar expostas à superfície do anilox e causar riscos
  8. Resinas de tinta podem colar pigmentos, metal de lâminas e outros detritos à lâmina