Inovação versus novidade: saiba a diferença

Independentemente da indústria, parece que cada novo produto que chega ao mercado nos dias de hoje é descrito como inovador. Por exemplo, durante a  drupa 2016, quase todos os expositores posicionaram suas ofertas mais recentes como sendo a próxima grande inovação em seu espaço. No entanto, é extremamente importante entender a diferença entre inovação e novidade, e como essa diferença afetará seu crescimento futuro. 

Novidade é simplesmente uma mudança incremental em um produto existente projetada para ajudar os comerciantes a diferenciar seus produtos da concorrência. Trata-se do fator “descolado”. Um dos melhores exemplos de novidade é o creme dental. Nos anos 1970, a maioria dos fabricantes de creme dental tinha apenas um ou dois tipos do produto, mas com o crescimento do cenário competitivo, os fabricantes se esforçaram para se destacar. Como resultado, as empresas de creme dental introduziram novos recursos em seus produtos para aumentar o valor percebido pelo consumidor. Fluoreto. Controle de tártaro. Branqueamento. Listras. E a lista não para por aí… Cada vez que um novo produto era lançado, havia um aumento nas vendas. Mas esse aumento era temporária e só durava até o próximo produto de destaque chegar às prateleiras. O resultado? Hoje, o fabricante médio de creme dental vende mais de 30 variações de seus produtos, e versões comparáveis ​​entre empresas oferecem a mesma qualidade por um preço semelhante. Mas, apesar de toda essa “inovação”, não há informações que sugiram que as pessoas escovem mais os dentes hoje do que há 40 anos. Essas empresas não criaram uma mudança no comportamento do consumidor nem abalaram as fundações do setor de saúde bucal. Elas simplesmente comoditizaram seus produtos. Elas confundiram novidade com inovação.

A verdadeira inovação muda a maneira como as indústrias operam, forçando as empresas a redefinirem seus modelos de negócios e se adequarem aos novos padrões. Quando a Apple lançou o iPhone, ele superou todas as outras opções de telefones celulares no mercado e estabeleceu um novo padrão para as expectativas dos consumidores. Em termos de recursos e benefícios, não havia nada mais “descolado”. Ele foi o primeiro a ter uma tela sensível ao toque e apenas um botão. Mas não são essas coisas que tornam a Apple inovadora. Em um curto período, a Apple abalou por completo não apenas uma, mas duas indústrias já estabelecidas. Antes do iPhone, o iPod e a introdução do iTunes mudaram a essência do funcionamento da indústria da música, alterando o comportamento do consumidor. Antes do iTunes, a música era basicamente distribuída em álbuns e vendida nas lojas. Hoje, os consumidores compram músicas digitalmente. Antes do iPhone, os prestadores de serviços celular ditavam quais recursos os telefones poderiam ter. Mas a Apple decidiu criar um ótimo produto e informar aos prestadores de serviços quais recursos ele teria. Apenas um deles concordou com os termos da Apple, e a AT&T assinou um contrato de distribuição exclusiva no qual, pela primeira vez na história, o fabricante do telefone celulares, e não o prestador de serviço, ditou a maioria dos termos. A Apple fabrica ótimos produtos, mas a forma como eles chegam ao mercado e seu impacto nas indústrias relacionadas é o que os torna inovadores.

Durante a drupa 2016, a Apex International apresentou uma série de produtos, incluindo a premiada tecnologia anilox GTT, que são os melhores da categoria em termos de recursos e prováveis benefícios. Mas não são esses produtos que tornam a Apex International inovadora. A inovação vem das aplicações e como elas vão mudar a maneira como a indústria de impressão opera. Por exemplo, as contribuições do GTT para a paleta fixa otimizada, em combinação com ofertas igualmente eficientes de empresas como a ESKO e a DuPont, estão à beira de redefinir a impressão flexográfica e servirão como resposta da indústria ao digital. Essa ideia capta a essência da Escolha do Inovador e define quem somos, o que fazemos e por que fazemos.

Para mais informações, confira nosso guia de soluções flexográficas, visite nosso site ou entre em contato com um profissional de vendas da Apex hoje mesmo.